Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Buscar   OK
Estado

Publicada em 08/06/17 as 17:12h - 47 visualizações
Ex-parceiro de Guga ensina tênis para crianças carentes no Paraná
Campeonato de Roland Garros, em 8 de junho de 1997

Capital FM 98,9


 (Foto: Capital FM 98,9)
Quando o brasileiro Gustavo Kuerten chegou ao topo do tênis mundial ao conquista pela primeira vez o campeonato de Roland Garros, em 8 de junho de 1997, era difícil de acreditar que o triunfo do atleta, além de popularizar o tênis no país do futebol, ainda renderia bons frutos, duas décadas depois. Parte dessas sementes é germinada diariamente no bairro São Braz, em Curitiba, que abriga a sede do Instituto Ícaro. Criado em 2003 pelo tenista Eduardo Marcolin, a associação atende atualmente 2,5 mil crianças, a grande maioria estudantes de 31 escolas públicas da capital paranaense. O projeto é promovido em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e está sendo expandido graças aos recursos do Programa Nota Paraná. 

A ideia para a criação do Instituto nasceu em 2001 durante uma parceria entre Marcolin e Guga, que naquela época estava à frente do projeto Jogue Tênis Brasil. A iniciativa despertou o interesse de Eduardo, que já no ano seguinte começou a dar aulas de tênis para crianças carentes de Curitiba e buscou colaboradores para iniciar a associação, que atualmente oferece aos alunos de baixa renda e de escolas públicas as mesmas atividades que são encontradas nas escolas privadas de tênis. "Usamos os mesmos equipamentos, as mesmas bolas, as mesmas raquetes e, principalmente, a mesma metodologia de ensino da rede privada", diz. 

Para crianças e jovens que não estão matriculados na rede pública de ensino, o Instituto Ícaro oferece também aulas em nove unidades da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude da Capital. "Conseguimos garantir em Curitiba que qualquer criança que se interesse, e que queira praticar o tênis e ter os benefícios que o esporte pode trazer, consiga fazê-lo", garante o tenista. 

AMPLIAÇÃO COM O NOTA PARANÁ - Além dos parceiros conquistados ao longo dos 14 anos do Instituto, o programa Nota Paraná garantiu que o projeto rompesse as barreiras geográficas e fosse expandido para outros municípios no interior do Estado. Graças aos recursos repassados pelo projeto do Governo do Estado, o Instituto Ícaro oferece aulas também nas cidades de Campo Mourão, Jacarezinho e Bandeirantes. "O Nota Paraná nos permitiu essa ampliação. Sempre houve uma demanda de colegas treinadores e professores de tênis do interior. E através do Nota Paraná, àqueles que se sujeitaram a se organizar e a trabalhar no projeto, fazendo parceria com o comércio local, distribuindo nossas urnas para recolher as notas fiscais nessas cidades, receberam as cédulas da associação. Hoje atendemos aproximadamente 300 crianças no interior", diz. 

Cadastrado para receber os recursos do Nota Paraná desde março de 2016, o Instituto Ícaro já arrecadou, desde então, pouco mais de R$ 472 mil entre prêmios de sorteios e créditos devolvidos do ICMS. 

COMO PARTICIPAR - Podem receber créditos do Nota Paraná as entidades sem fins lucrativos que atuam na área da assistência social, cultural, defesa e proteção animal, desportiva e saúde. Para participar, as instituições devem apresentar requerimento junto às Secretarias de Estado, de acordo com sua área de atuação, com toda a documentação legal. Mais informações podem ser obtidas no link "ENTIDADES" do site http://www.notaparana.pr.gov.br. Instituo Ícaro escola de tenis que atende crianças da ede municipal de educação.Ricardo Falcon, participante  do projetoCuritiba, 25/05/2017Foto: Ricardo Almeida / ANPr


Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.




(45) 999486034

Bate Papo

Digite seu NOME:


Hora Certa
Peça sua Música

  • Marcos
    Cidade:
    Música: BRENNO E JULIANO REGRAS
  • monica yara
    Cidade: foz
    Música: barreiras c/brunno carvalho,,ok
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Publicidade Lateral
Promoçoes

Nenhum registro encontrado.



Parceiros

Copyright (c) 2017 - Capital FM 98,9 - Todos os direitos reservados